quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Guerra Fria





- O que foi?


A definição para a expressão Guerra Fria é de um conflito que aconteceu apenas no campo ideológico.                         

                                                           
- Teve início.. 
                     
A Guerra Fria teve início logo após a Segunda Guerra Mundial, pois os Estados Unidos e a União Soviética vão disputar a hegemonia política, econômica e militar no mundo.


- Períodos..




A Guerra Fria Clássica (1947-1961)


  O Período "Clássica" foi o início de organização e estruturação interna das duas grandes potências. A União Soviética estava arrasada após a Segunda Guerra Mundial, com muito mais de 20 milhões de mortos. Em 1947 os Estados Unidos criou o Plano Marshall com a finalidade de recuperar as economias europeias, integrando-as ao sistema capitalista, utilizando recursos providos dos Estados Unidos, porém Stalin proíbe que países do leste Europeu aceitassem os recursos; foi criado também a Otan (em 1949, pelos Estados Unidos) e em resposta a isso, foi criado pela União Soviética o Pacto de Varsóvia em 1955; em 1948 a 1949 houve um bloqueio soviético para os setores "ocidentais" de Berlim e a criação da República Democrática Alemã (Alemanha Oriental) e da República Federal da Alemanha (Alemanha Ocidental); em 1961 criaram o Muro de Berlim; ocorreu a Guerra da Coreia de 1950 a 1953 e a divisão do país em Coreia do Sul e Coreia do Norte; e, por fim, a Revolução Cubana em 1959 e a Crise de Mísseis de Cuba em 1962.






A Coexistência pacífica  (1961-1979)


Foi um termo de política internacional desenvolvido pelo líder soviético Nikita Khrushchev para se referir às relações que manteria no futuro com a União Soviética e os Estados Unidos dentro da chamada Guerra Fria.

Foi adotada por Estados Socialistas ou de influência soviética, e afirmava que eles poderiam coexistir pacificamente com os Estados capitalistas. A União Soviética aplicou-se às relações entre o mundo ocidental e, em particular, com os Estados Unidos, os países da OTAN e as nações do Pacto de Varsóvia.

A "Nova" Guerra Fria (1980-1989)


Este período é assim denominado pois, os EUA volta com força total, gerando uma nova corrida armamentista em que Estados Unidos e União Soviética disputam poder tanto em armas quanto em tecnologia diversificada, como por exemplo foguetes. A corrida armamentista implicava também uma estratégia de dominação, em que as alianças regionais e a instalação de bases militares eram de extrema importância.


Surge na "Nova" Guerra Fria, uma iniciativa de estratégia de defesa, informalmente conhecido como Guerra nas Estrelas, é o programa militar estadunidense proposto pelo Presidente Ronald Reagan, para construir um sistema de defesa que fosse capaz de impedir um ataque nuclear contra os Estados Unidos. A ideia, considerada mirabolante por parte da opinião pública, teria um custo de 100 a 200 bilhões de dólares e levaria ao menos duas décadas para ser finalizado. O objetivo deste projeto, era dar aos Estados Unidos o monopólio do poder espacial, acabando com a capacidade soviética de atacar o território americano. Mas, resumidamente, o programa " Guerra nas Estrelas" foi um produto da fase final da Guerra Fria travada entre os EUA e a URSS.
Acaba ocorrendo também nesta "Nova" Guerra Fria a derrubada do muro de Berlim. É em 9 de Setembro em 1989, com a crise do sistema socialista no leste da Europa e o fim deste sistema na Alemanha Oriental, que ocorre a queda do muro. Cidadãos da Alemanha foram comemorar nas ruas o momento histórico e ajudaram a derrubar o muro. O ato simbólico representou o fim da Guerra Fria e o primeiro passo no processo de reintegração da Alemanha.

Principais conflitos na Guerra Fria, podemos classificar a questão de Berlim, a guerra da Coreia, a sublevação húngara de 1954, a guerra da Indochina que, mais tarde, se desenvolveu com a guerra do Vietname, e a crise de Cuba.

Para iniciarmos, podemos pôr em evidência a Questão de Berlim, onde acontece a divisória da Alemanha em duas, com a construção do Muro de Berlim, em 1961.


Posteriormente ocorre a Guerra da Coreia, que se dá em 1950 e 1953, que conta com a intervenção dos EUA com o objetivo de travar o avanço comunista.


Logo a sublevação húngara que pretendeu pôr fim ao poder soviético na Hungria.


A Crise de Cuba, conhecida por Crise dos Mísseis, consistiu na colocação de mísseis soviéticos na ilha de Cuba, em 1961-1962, apontados para os EUA, fazendo sentir aos americanos a sua vulnerabilidade a um ataque nuclear.



A Guerra do Vietname, desencadeada a partir de 1965, tem as suas origens na guerra da Indochina ( 1954 ) desencadeado pelo movimento revolucionário de guerrilhas.




A Crise na União Soviética e O Fim da Guerra Fria

A crise se expandiu pelos países que integravam o bloco socialista. A União Soviética estava saturada de problemas militares e políticos. A população de vários países se rebelava pedindo democracia e o fim do sistema socialista. Assim foi que, progressivamente, os países deixaram de integrar a União Soviética. No auge da crise, vários países abandonaram a União Soviética. A Crise levou à dissolução da União Soviética e, por consequência, ao término da Guerra Fria. Neste conflito, os Estados Unidos se consagram como vencedores e o sistema capitalista tomou seu posto de liderança incontestada no mundo. 




Fontes: 
https://pt.wikipedia.org/wiki/Iniciativa_Estrat%C3%A9gica_de_Defesa 
http://www.colegioweb.com.br/segunda-guerra-mundial/guerra-nas-estrelas.html